Marketing de conteúdo é hoje umas das melhores estratégias de marketing.

É caracterizado pela criação de conteúdo relevante como e-books, artigos, posts nas redes sociais, entre outros. Mas sem o intuito de promover uma marca de forma direta.

O marketing de conteúdo é usado por uma empresa de forma a ajudar o seu público alvo a resolver os seus problemas. Dessa forma a empresa se torna autoridade em sua área de atuação.

 

Mas como surgiu o marketing de conteúdo?
 

Na verdade o marketing de conteúdo começou off-line. A primeira estratégia desse tipo de marketing foi da empresa americana John Deere.

 Em 1895 a empresa lançou a revista The Furrow, com a ideia de ajudar os trabalhadores do campo que quisessem melhorar os seus negócios.

Até hoje a revista está sendo publicada e continua a colaborar com agricultores.

Através dessa revista a John Deere inovou ao entregar conteúdo para o público interessado em agricultura, sem publicar anúncios de seus produtos.

Uma estratégia muito inteligente.

 

Já com o advento do mundo digital o marketing de conteúdo passou a ser uma importante ferramenta do Inbound Marketing.

E a publicação de artigos em blogs é a estratégia mais usada até o momento.

 

Veja como funciona 
 

O marketing de conteúdo trabalha o funil de vendas.

Existe o topo do funil onde a persona está com alguma dúvida sobre algo. Então ela vai atrás da informação.

Ela procura em um motor de buscas como o Google e encontra um artigo sobre o assunto em um blog.

É através desse artigo que ela vai admitir que possui um problema. Então se for em frente e querer saber mais a respeito, a persona entrará para o meio do funil.

No meio do funil é onde a persona irá sentir a necessidade de se aprofundar no assunto.

Então um blog deve conter mais conteúdo sobre o mesmo assunto, alguns artigos mais rasos (para topo de funil) e outros mais profundos (para o meio do funil).

E por fim temos o fundo do funil onde a persona já resolveu que quer sanar esse problema e então está pronta para comprar um produto ou serviço.

 

Mas atenção!

Tudo isso só acontece com a criação e distribuição de um bom conteúdo otimizado para SEO. E entregue de forma constante. 

 

Quer entender mais sobre marketing de conteúdo? Leia o artigo Marketing de conteúdo: como ele pode ajudar você a vender mais.