7 Motivos para fazer intercâmbio

Fazer intercâmbio estudantil e morar no exterior ajuda você a crescer como pessoa e pode ser muito importante para a sua carreira.

Quem nunca sonhou em viver, mesmo que só por um tempo, em outro país? Estudar outro idioma, conhecer outro continente, outras culturas e hábitos diferentes dos nossos pode ser uma experiência enriquecedora. Além de que em outro país você terá que se virar por conta própria e dessa forma terá que praticar a língua falada naquele lugar.

É claro que ficar longe dos familiares, amigos, talvez da namorada (o) nunca é fácil. Mas todos devem entender o quanto isso será bom para você. 

 

E eis aqui os 7 principais motivos para fazer intercâmbio:

 

1 - Aprender uma nova língua 

O motivo mais óbvio para fazer um intercâmbio estudantil seria aprender um novo idioma. Mas por que não aprender um novo idioma no Brasil mesmo? Você até pode, porém, a excelência só vem com a prática. 

E para praticar o máximo que puder o ideal seria interagir boa parte do tempo com falantes nativos, e estudantes, desse idioma. Para fazer isso nada melhor do que morar em um país que fale o idioma desejado.

 

2 - Viajar 

Viajar é uma das melhores coisas da vida. Durante o intercâmbio você certamente terá a chance de conhecer outros lugares, cidades e países. 

Por exemplo, para quem vai ficar um tempo em Dublin Irlanda fica muito fácil visitar Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, entre outros países europeus, além de também conhecer o maravilhoso interior irlandês.

 

3 - Enriquecer Culturalmente 

Hoje tem se falado muito em multiculturalismo, e não à toa. No mundo contemporâneo praticamente todos os países contam com um grande número de estrangeiros.

Isso facilita a troca cultural, pois além do povo do país escolhido por você, provavelmente ainda conhecerá dezenas de outras nacionalidades, e poderá aprender muito sobre hábitos culturais de outros países.

 

4 - Aprender a se virar sozinho 

Não tem jeito! Você terá que fazer muita coisa sozinho. E no máximo ter uma ajudinha em um ou outro problema. 

Não terá papai, mamãe, amigo, nem outro para te auxiliar em afazeres domésticos, compras, contas e outras coisas. Isso vai te obrigar a sair de sua zona de conforto e aprender por conta própria que a vida não é fácil.

E por falar em aprender a se virar... que tal ler o nosso artigo Como organizar sozinho o seu intercâmbio.

 

5 - Abrir novos horizontes 

Durante sua aventura você pode descobrir muita coisa nova. Exemplo, muita gente aproveita para criar um canal no YouTube e dividir com o público as suas experiências.

Profissionais de diversas áreas podem se inspirar num ambiente totalmente novo e diferente e abrir suas mentes para negócios e coisas de que não teriam pensado estando no conforto de suas casas no Brasil.

 

6 - Abandonar preconceitos 

É muito normal ficarmos imaginando como são as pessoas de outros países. Estando no Brasil às vezes nos deixamos influenciar por comentários e opiniões sobre coisas que nem sempre se mostram como verdade.

É necessário presenciar e conhecer outras pessoas e culturas para então tirar suas próprias conclusões.

 

7 - Fazer amizades 

Imagina só ter amigos do outro lado do mundo, legal né? Pessoas que você conheceu durante o seu intercâmbio e que podem se tornar suas amigas para o resto da vida talvez. 

Se algum dia for para o Japão por exemplo, poderá contar com a hospedagem daquele amigo de olhos fechados tão simpático e bem educado que com certeza irá acolher você muito bem.

Assim como você também poderá receber esse amigo em sua casa no Brasil e mostrar para ele algumas de nossas belezas, nossa ótima comida e povo hospitaleiro.

 

Um troca bem interessante não é mesmo? Aliás, esse é o significado de intercâmbio: Permuta, uma troca recíproca.

 

Poderia até listar mais motivos para você ir fazer um intercâmbio estudantil, mas é muito melhor que arrume suas malas, entre num avião e descubra por conta própria! 

No artigo Intercâmbio cultural: qual o papel de uma agência você vai descobrir o que podemos fazer para te ajudar.

 

Não vê a hora de começar a sua aventura? Entre em contato com a gente. Estamos ansiosos para te atender e tirar todas as suas dúvidas.