Intercâmbio cultural: qual o papel de uma agência

É vontade de muita gente fazer um intercâmbio. Estudar em outro país certamente traz inúmeras vantagens para a vida pessoal e profissional do estudante.

 

Hoje em dia organizar um intercâmbio cultural por conta própria está muito mais fácil do que antigamente. Até disponibilizamos o artigo Como organizar sozinho o seu intercâmbio para mostrar aos interessados. 

Você pode ver vídeos no YouTube com dicas de outras pessoas que já tiveram a experiência. Ou encontrar artigos ensinando a se organizar, no Google ou em outro buscador.

Porém sabemos que não é fácil sair sozinho por esse mundão. Isso exige muita pesquisa e planejamento para não passar por muitos perrengues. E ainda assim, você passará por alguns perrengues, é normal e faz parte do aprendizado.

Mas que tal facilitar, um pouco, ou muito, a organização do seu intercâmbio cultural? O modo ainda mais seguro e prático para ir estudar no exterior é contratar os serviços de uma agência especializada.

 

Veja a seguir qual o papel de uma agência de intercâmbio e o que ela pode fazer por você:

 

Apresentar as melhores opções de escolas

Quando estamos longe fica muito mais difícil de escolher e confiar numa escola estrangeira. Afinal essa é talvez a parte mais importante para quem está indo aprender um novo idioma. 

E por isso a escola deve ser de confiança e a mais capacitada o possível, para que você não perda tempo e dinheiro.

Nesse caso ninguém melhor do que uma agência já experiente no assunto e que vai indicar pra você as escolas com as quais trabalha.

Ela vai explicar pra você sobre cada pacote oferecido por cada instituição de ensino. E depois a agência fará a sua matrícula e o pagamento para a escola escolhida.

 

Agendar o voo e comprar as suas passagens 

Atualmente agendar um voo é muito fácil. Porém na correria do dia a dia, pode ser mais interessante deixar que alguém cuide desse agendamento. 

As agências já lidam diariamente com isso, por isso para elas é muito mais simples adquirir as passagens aéreas, por melhores preços, e agendar o seu voo para que tudo saia nos conformes.

 

Agendar hospedagem

Uma coisa muito importante e que nem todos pensam nisso no começo. Onde você vai morar? 

Dependendo do país, e de seu objetivo, no começo de sua jornada talvez você tenha que ficar um tempo numa casa de estudantes da agência ou em um hostel, para depois conseguir uma vaga definitiva em outra casa ou apartamento.

Você também pode optar por ficar em casa de família. Essa talvez seja a melhor forma para se aprofundar em um idioma e cultura local.

E a agência também pode cuidar disso para você, pois normalmente ela já tem uma seleção das famílias mais capacitadas para receber estudantes.

 

Dar suporte técnico

Dúvidas vão surgir quando já estiver no estrangeiro. Questões como seguro de saúde, dúvidas sobre o contrato com o local onde estiver morando, entre outras. 

E você até pode tentar tirar essas dúvidas com colegas e amigos mais experientes, porém é função da agência dar um help quando surgir algum problema.

Uma agência, além de atender à distância por e-mail ou chat, também pode manter escritório nos países onde opera para dar apoio aos intercambistas. Dessa forma você pode ficar mais tranquilo pois sabe que terá com quem contar em horas difíceis. 

 

Auxiliar com documentos e vistos

Uma coisa que não poderá tratar NUNCA com desleixo é a parte da documentação. Você deve ter todos os seus documentos em dia. 

Caso contrário poderá ter problemas durante sua estadia. A agência também auxilia com a documentação desde o começo, para que tudo saia bem e o seu sonho não se transforme em pesadelo, como deportação.

 

 

Enfim, ter uma agência ajudando você desde o começo pode fazer toda a diferença em seu intercâmbio. E dessa forma poderá se dedicar mais ao seu propósito principal que é estudar e ter a sua experiência.

 

Quer se inspirar? Leia nosso artigo 7 motivos para fazer um intercâmbio e saiba por que você deveria considerar fazer um.

 

Sente que já está pronto para embarcar nessa? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe. Temos agentes prontos para atender você.